Companhia participa de debate técnico sobre Plano Estadual de Saneamento

Debate técnico sobre o Plano Estadual de Saneamento

Representantes de órgãos técnicos reuniram-se na tarde desta segunda-feira (4), na primeira edição do ciclo “Os desafios do saneamento no RS – construindo o Plano Estadual de Saneamento”. Realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o encontro integrou a programação de lançamento do plano, iniciada na manhã do mesmo dia, com ato no Palácio Piratini.

O secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, realizou a abertura do debate, destacando os compromissos e responsabilidades do plano. “A elaboração dessa iniciativa tem o objetivo de construir uma política permanente de Estado para se buscar a solução de problemas históricos. Para isso, depende da participação de todos os atores sociais envolvidos”.

Na avaliação do diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, o plano terá o desafio de prever ações que visem à universalização do saneamento no Rio Grande do Sul. “O Estado tem um déficit histórico em esgotamento sanitário, que demanda soluções ágeis e responsáveis. Na gestão do saneamento, os interesses local e regional devem ser compatibilizados”.

Também participaram da mesa o funcionário da Companhia Claudir Alves, na condição de presidente do Fórum Gaúcho dos Comitês de Bacia, e representantes da Emater e do Vigiágua. O evento é uma realização do Governo do Estado e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes).