Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corsan apresenta projeto de Parceria Público-Privada na Assembleia

Publicação:

Audiência pública na Assembleia Legislativa
Audiência pública na Assembleia Legislativa

O diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Flávio Ferreira Presser, apresentou nesta terça-feira (17), na Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a Região Metropolitana de Porto Alegre. A participação na reunião integra uma série de atividades que a Corsan vem fazendo com o objetivo de dar a maior transparência possível ao processo.

 

A PPP, que visa universalizar o saneamento na Região em 11 anos com um investimento que representa R$ 1,85 bilhão, encontra-se em fase de consulta pública para fins de contribuições da população e partes interessadas. Serão beneficiadas diretamente as cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão e indiretamente todos os municípios atendidos pela Corsan.

 

O presidente da Corsan destacou que o Projeto segue a Lei 12.234/2005 aprovada na Assembleia, o que garante a segurança jurídica e a transparência.  Esclareceu que não se trata de um processo de privatização, e sim de uma alternativa de financiamento. “O que nós queremos é manter a Corsan publica”, afirmou. Presser destacou ainda a relevância social e ambiental do projeto. “Escolhemos a RMPA justamente porque é onde há maior concentração populacional e onde estão dois dos piores rios do país. Tratando os esgotos nesta região, poderemos contribuir muito para a melhoria da qualidade da água”, reforçou o presidente.

 

Segundo o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, as parcerias publico privadas não são novidade no país.  “Esta é uma iniciativa muito importante para o Estado. Sabe-se que a cada real investido em saneamento há uma economia de quatro reais em custos com saúde. A concretização da Parceria da Corsan dará uma excelente contribuição com as metas do Plano Estadual de Saneamento. Esforço só se faz com Parceria. E a prioridade do governo é acelerar os investimentos, manter a Corsan Pública e levar saneamento para os gaúchos”.

 

Benefícios:

O fator renda é um benefício que o saneamento proporciona à população, muitas vezes não percebido. No caso da Parceria Público Privada da Região Metropolitana, estão previstos mais de 32 mil empregos gerados no período das obras, além da valorização dos imóveis. Estudos indicam ainda a melhoria na produtividade e no rendimento escolar em famílias que passam a contar com saneamento em suas residências.

 

Informações sobre a Parceria pelo Futuro podem ser obtidas no site parceriacorsan.com.br

A audiência pública ocorreu no Plenarinho da Assembleia
A audiência pública ocorreu no Plenarinho da Assembleia

Canais de Relacionamento

Call Center 24 horas

Unidade de Atendimento Virtual

Redes Sociais

Redes sociais

Whatsapp Corsan

Atendimento pelo número
51 9704-6644

App Corsan

Disponível no Google Play Baixar na App Store
Atendimento Online
CORSAN