Investimento de R$ 11,5 milhões vai ampliar tratamento de esgoto em Farroupilha

Autoridades visitaram local da futura ETE
Autoridades visitaram local da futura ETE Foto: João Paulo Flores

Pelo menos 15 mil pessoas serão beneficiados com a ampliação do tratamento de esgoto em Farroupilha, na região serrana. Com investimento de R$ 11,5 milhões e previsão de conclusão em 24 meses, a construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) atenderá aos bairros Bela Vista, Alencastro e Santa Rita. A ordem de início das obras foi assinada, nesta terça-feira (15), pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e prefeitura da cidade com população de quase 70 mil habitantes.

A estação será instalada no bairro Santa Catarina e dará continuidade à implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), elevando para 25% o atendimento aos farroupilhenses. Terá capacidade de vazão de 35 litros por segundo no primeiro momento, podendo chegar a 140 litros por segundo. No todo, o sistema está orçado em R$ 49,2 milhões. Até agora, os recursos destinados à cidade somam R$ 13,5 milhões.

Para o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, o avanço é mais uma conquista da Corsan na missão de distribuir água e serviços de qualidade. "É preciso evoluir no índice de cobertura de esgotamento sanitário, por isso estamos concentrando esforços em obras como esta", pondera. O diretor-presidente Flávio Ferreira Presser acrescenta que a Corsan resgatou compromissos antigos com o município, retomando investimentos em esgotamento sanitário.

O prefeito Claiton Gonçalves destaca a relevância logística de Farroupilha, onde encontra-se a barragem do Burati, importante manancial da região. "As cidades crescem, e com elas, os problemas de esgotamento sanitário. O que estamos fazendo agora é mudar esta situação", enfatiza.